Luiz Althoff

No ano de 2019, viu-se um grande aumento no número de investidores pessoa física na Bolsa de Valores do Brasil. A queda da taxa Selic de 14,25% a.a. em 2016, para 3,75% a.a. em 2020 fez com que os ativos de renda fixa (menor risco) ficassem menos atrativos com o passar dos anos, aumentando assim, a demanda por ativos de renda variável (maior risco), como ações e fundos imobiliários, por exemplo. O Ibovespa (principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3, que reúne as empresas mais importantes do mercado de capitais brasileiro) fechou o ano de 2019 com uma alta de 31,58% em relação a 2018, já o IFIX (Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários) teve um resultado ainda mais expressivo, com uma alta de 35,95% em relação a 2018.

ENTÃO DEVO ALOCAR TODO O MEU CAPITAL EM RENDA VARIÁVEL!

Não é bem por aí! Tudo vinha caminhando muito bem no mercado de capitais em 2019, até que no início de 2020, a pandemia do novo coronavírus pegou esses investidores de surpresa. Muitos tiveram de vender as suas cotas colocando no bolso um amargo prejuízo. A falta de estratégia e planejamento financeiro, somados a um perfil de investidor definido de forma equivocada, fizeram com que muitos deles se frustrassem nos últimos meses nesse mercado.

MAS ENTÃO O QUE DEVO FAZER COM OS MEUS INVESTIMENTOS?

O meu conselho é: defina o seu perfil de investidor e DIVERSIFIQUE! Você precisa saber, de forma muito clara, qual é a sua aversão ao risco. Se você é daqueles(as) que fica desesperado(a) ao ver o preço dos seus ativos sofrerem grandes oscilações ao longo do tempo, não é na Bolsa de Valores que você deve alocar o seu capital.

INVISTA EM IMÓVEIS!

Muitos vão dizer a você que imóvel só dá manutenção, que o rendimento mensal de aluguel é muito baixo, ou que a valorização a curto, médio e longo prazo não é das melhores. Essas considerações podem fazer sentido para alguns imóveis, mas não para TODOS.

Segundo o índice Fipezap, em janeiro de 2020, a rentabilidade média do aluguel no país foi de 4,77% a.a. ou 0,40% a.m., já em São José, município vizinho a Palhoça/SC, nos deparamos com uma média de 5,30% a.a. ou 0,44% a.m., uma rentabilidade tímida, é verdade. No entanto, quem disse que a média é a regra?

 

 

 

Na Cidade Universitária Pedra Branca (bairro com o m² mais valorizado de Palhoça/SC), a média do aluguel chega a 0,61% a.m. e os imóveis podem contar com uma boa valorização patrimonial, devido ao grande potencial de expansão comercial e residencial do bairro.

Recentemente, no lançamento do RESERVA DA PEDRA, considerado o melhor condomínio de lotes de Santa Catarina, um empreendimento da incorporadora Pedra Branca, presenciamos investidores vendendo os seus lotes com até 28% de ágio em menos de 2 meses, isso mesmo, uma rentabilidade de 28% em menos de 2 meses.

 

 

MAS ESTAMOS PASSANDO POR UMA CRISE, NÃO É O MOMENTO PARA INVESTIR EM IMÓVEIS!

SERÁ? Momentos como este que estamos passando são pesadelos para alguns, e para outros são tempos de OPORTUNIDADES! São nessas crises onde os investidores fazem ÓTIMOS negócios no mercado imobiliário. Passaremos por meses em que as construtoras e incorporadoras flexibilizarão as negociações, baixarão o preço das unidades e darão bons descontos. O mesmo acontece com os usados, onde os proprietários de imóveis, por necessidade, precisarão vender seus
imóveis abaixo do preço de mercado para ter a liquidez necessária para superar a crise. Então, caso você esteja capitalizado e quer fazer um bom negócio no mercado imobiliário, essa é a HORA!

MAS COMO EU FAÇO PARA INVESTIR MELHOR EM IMÓVEIS?

Assim como um investidor de renda variável precisa de um bom assessor para lhe auxiliar nas escolhas de um ativo no mercado de capitais, você também precisará de um corretor de confiança, e que conheça muito bem o local onde você pretende investir, para lhe auxiliar nas suas escolhas no mercado imobiliário.

Um imóvel com poder de gerar um bom aluguel, um local com potencial de crescimento comercial e residencial e um corretor de imóveis competente, são os ingredientes perfeitos para você desfrutar de BONS NEGÓCIOS!

 

INVISTA EM TEMPOS DE CRISE E APROVEITE AS OPORTUNIDADES!

DEIXE QUE OS NOSSOS CONSULTORES BUSQUEM UM BOM NEGÓCIO PARA VOCÊ! 

 

Brunno de Mello Althoff

Engenheiro Civil e Corretor de Imóveis

 

    Luiz Althoff

    Somos uma equipe comprometida em proporcionar uma experiência de qualidade ao cliente! Inovação em tecnologia e processos, é um dos nossos pilares, mas o que realmente importa para todos os nossos colaboradores, é o relacionamento com quem procura os nossos serviços.

    Categorias